Trabalhar no Peru: Como arrumar emprego, custo de vida

Trabalhar em outro país é algo complicado, porque cada lugar tem suas exigências para que uma pessoa viva e trabalhe lá. Um país bom para trabalhar é o Peru. Trabalhar no Peru pode ser uma grande oportunidade de começar sua carreira internacional. Isso porque esse país tem registrado crescimento em várias áreas, nos últimos anos.

Por que trabalhar no Peru?

A imigração no Peru aumentou muito desde 2004 a 2014. De acordo com Itamaraty, estima-se uma população de 3,25 mil brasileiros morando no Peru. Devido aos acordos entre governos, a burocracia do processo é relativamente baixa, sem autorizações e nem vistos.

Mesmo sem muita burocracia existem critérios para legalizar a situação de trabalho. A empresa deve emitir uma carta formal demonstrando interesse na contratação. Esse documento é apresentado às autoridades junto com outros itens, como o atestado de bons antecedentes criminais e o formulário F-007 devidamente preenchido.

Você pode trabalhar no Peru em atividades relacionadas ao turismo. Outras oportunidades estão na extração de minérios, indústria têxtil, na agropecuária e na agricultura.

Outras áreas que estão contratando brasileiros no Peru são: engenharia, administração de empresas, gerentes, técnicos, empresários, contadores e pilotos.
Trabalhar no Peru - Vagas, custo de vida

Custo de vida no Peru

A moeda do Peru é o Novo Sol. Em 2018, a cotação em relação ao Real teve um leve aumento, tendo chegado a R$ 1,08 no começo de maio. Atualmente, o salário mínimo do Peru está em 930 novos sois. Entretanto, empregos formais costumam pagar mais do que isso.

O custo de vida, porém é um pouco mais baixo. Morar em Lima capital do Peru é mais caro do que viver no interior, o que é comum em todos os países. Transportes e alimentação saem mais em conta.

Trabalhar no Peru não é tão diferente de trabalhar no Brasil, pois, tem muitas coisas parecidas, porém, há diferenças na culinária, comportamento das pessoas e no idioma.
Trabalhar no Peru - Como conquistar um emprego

Trabalhar no Peru – Como conquistar um emprego

Assim como nos demais países, para conseguir emprego no Peru existem diversas formas, sendo que as principais são: entregar o currículo pessoalmente nas empresas de interesse, outra maneira é buscando sites de empregos no Peru e se candidatando às vagas disponíveis.

No Peru os brasileiros podem encontrar empregos em todas as áreas e cargos tanto de nível médio como superior. Entre os cargos estão: recepcionista, atendente de telemarketing, vendedor, engenheiro, administrador, etc.

Antes de ir morar no Peru, é fundamental se informar a respeito de tudo sobre o país, fazer o que precisar para entrar legalmente no país e se possível, realizar alguns cursos no Peru para se tornar um profissional ainda mais requisitado.

Na verdade, mudar de país, seja ele qual for é uma decisão muito radical, porque, a pessoa fica longe do seu ambiente, amigos e familiares. Além disso, é preciso se acostumar com uma nova cultura e pessoas com costumes diferentes. Sem falar que a saudade do Brasil é imensa, afinal de contas, o nosso país é o melhor de todos.

Veja também: Trabalhe Conosco Yakult

Portanto, se quer morar e trabalhar no Peru, se informe direito, prepare todos os documentos e vá para o Peru. Lembre-se de levar dinheiro para os primeiros meses até encontrar um bom emprego no Peru.