Enem 2022: Data de inscrição, informações sobre isenção

O Enem 2022 é uma excelente oportunidade pra milhares de jovens brasileiros, criado em 1998, com o intuito de avaliar o desenvolvimento escolar dos estudantes ao final da educação básica. Em 2009, o Enem aprimorou sua metodologia e passou a ser utilizado como processo de ingresso na educação superior.

A Partir do ano de 2020, foram permitido aos candidatos, escolher entre fazer a prova impressa ou o Enem Digital, com o exame aplicado em computadores ou nos locais onde aconteceram as provas definidas pelo Inep.
Enem 2022

Enem 2022: Confira abaixo as datas importantes dessa edição

  • Período de inscrições: 9 a 20 de maio
  • Pedido de isenção e justificativa de ausência: 4 a 15 de abril
  • Recurso do pedido de isenção: 25 a 29 de abril
  • Aplicação do exame: 13 e 20 de novembro
  • Resultado dos pedidos de isenção: 22 de abril
  • Resultado do recurso: 6 de maio

Através da nota das provas do Enem é feita uma seleção, e com isso o candidato pode ter acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni).

Essas notas também são utilizadas em mais de 50 instituições de educação superior portuguesas. Além disso, os estudantes do Enem podem pedir custeio estudantil em projetos do governo, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados do Enem ajudam, ainda, na evolução dos estudos e indicativos na educação.
Enem 2022

Qualquer pessoa que já concluiu o ensino médio ou está concluindo a etapa pode fazer o Enem?

Todas as pessoas que ainda não terminaram o ensino médio podem se inscrever como “treineiros” e suas notas no exame servem principalmente para autoavaliação de conhecimentos.

Os inscritos que desejam justificar a isenção de taxa de inscrição do Enem 2022, os candidatos devem declarar situação de vulnerabilidade socioeconômica e ser de família baixa renda inscrito no Cadastro Único (CadÚnico), programa do Governo Federal desde que mostre o seu Número de Identificação Social (NIS) único e válido.

Os documentos que os participantes deverão apresentar são: certidão de identidade do candidato e dos demais familiares que compõem o núcleo familiar; xerox do cartão com o, NIS válidos, em que estão inclusos no CadÚnico; declaração que afirme que o escrito concluiu todo o ensino médio em escola pública ou histórico escolar do ensino médio, com assinatura e carimbo da escola.

No caso de estudantes bolsistas, agregar a declaração da escola que validem a condição de bolsista integral em todo o ensino médio.
Enem 2022 datas
Os participantes que aderiram à isenção da taxa de inscrição na edição de 2021, porém não conseguiram fazer a prova, deverão justificar sua ausência para então poder solicitar uma nova isenção de taxa para o Enem 2022.

É importante frisar que ao fazer a isenção não vai garantir que o escrito vai realizar o exame de 2022, ele deve se inscrever na Página do Participante, tendo como referência o edital específico, ainda a ser publicado pelo Inep.

Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio analisa a atuação escolar dos estudantes ao final da educação básica. Após se passarem mais de duas décadas de existência, tornou-se uma das mais importantes portas de acesso para o ensino superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso aos auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Justificativa – Os documentos utilizados para comprovar o motivo de ausência na prova anterior serão bem legíveis, datados e assinados. O Inep não irá receber autodeclarações redigidas pelo participante ou por seus pais e/ou responsáveis. Os motivos para justificar a ausência no Enem 2021 estão detalhados no Anexo I do Edital n.º 14, de 28 de março de 2022, alusivo à solicitação da isenção da taxa para o Enem 2022 e à justificativa de falta no exame anterior.

Em cada motivo, o edital dá (detalhes) dos documentos que serão aceites, com as especificações apropriadas. Em caso de roubo ou assalto, por exemplo, é fundamental apresentar o boletim de ocorrência às autoridades, com nome completo, CPF ou RG do estudante envolvido, com o relato da situação ocorrida em um dos dias das provas do Enem 2021, antes das 13h (horário de Brasília).

Emergências médicas, morte na família, comparecimento em trabalho, vítima de acidente de trânsito, maternidade ou paternidade. São razões consideradas, entre outras situações consideráveis. Todos os documentos comprobatórios e para estar de acordo com todos os parâmetros exigidos pelo edital do exame.

Login único – Por meio do login único que todos os participantes possuem é possível acompanhar todo o processo e procedimentos que devem ser realizados, essa ferramenta é muito importante, pois com ela o estudante pode solicitar a isenção da taxa de inscrição para o Enem 2022, não somente isso ele ponderar ainda justificar a sua ausência no exame anterior, ao fazer o cadastro o participante deve adicionar uma senha de acesso à Página do Participante, no portal do Governo Federal (gov.br). Através desse sistema o inscrito poderá ter acesso tudo que irá acontecer durante todo o processo do Enem.

Os resultados individuais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem ser utilizados nos processos seletivos de instituições portuguesas com convênio com o Inep para aderirem às notas do exame.

Os acordos facilitam o acesso às notas dos estudantes brasileiros que mostram interesse em cursar a educação superior em Portugal. Nesse exame de 2022, os estudantes brasileiros terão a oportunidade de concorrer às vagas em cursos de nível superior, até mesmo fora do país.

O Enem ainda é o método mais acessível para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior. Todos os estudantes que pretendem participar da prova devem se inscrever através do portal. Lembrando que no dia da prova e todos os outros de preparação que o antecedem são cruciais para o futuro do candidato.

Confira também: Jovem Aprendiz Nestlé 2022!

Pensando em ajudá-lo, preparamos este guia completo sobre o Enem 2022, trazendo todas as informações necessárias e disponíveis sobre o exame do Enem.