Curso para instrutor de Autoescola: Como fazer

A segurança no trânsito é um assunto que cada vez chama mais atenção, pois, quando mais é investido em campanhas e na formação de condutores conscientes, aumenta o número de acidentes de trânsito que são evitados, salvando assim, cada vez mais vidas. Hoje mais pessoas estão investindo na compra de seu automóvel, pois, com a precariedade do transporte público, trabalhadores e estudantes sentem necessidade de poder ir e vir para cumprir suas obrigações, por isso, e por outros motivos comprar o carro próprio acabou se tornando mais uma necessidade do que um luxo.

Contudo antes de comprar um carro é preciso saber conduzi-lo, por isso, as autoescolas, que estão presentes em todos os lugares, são muito procuradas e um profissional indispensável nos centros de formações de novos condutores é o instrutor de autoescola, que para poder formar motoristas conscientes precisa se especializar fazendo o curso para instrutor de autoescola.
Curso para instrutor de Autoescola

Curso para instrutor de Autoescola: Saiba como fazer

Como fazer o curso para instrutor de autoescola é uma dúvida comum entre muitos que querem exercer essa profissão, mas não sabem por onde começar, porém esse curso é oferecido por vários centros de formação de profissionais como o SENAI e também em algumas unidades do DETRAN presentes em todo Brasil.

O curso de instrutor tem como objetivo capacitar profissionais para atuar nos centros de formação de condutores no processo de atualização, qualificação, formações e reciclagem de condutores de veículos para formar condutores mais conscientes que priorizem a segurança no trânsito.

Veja também: Buzzero Cursos online com certificado

Curso para instrutor de autoescola: Requisitos

Para fazer o curso de condutor de autoescola é preciso ter experiência em conduzir veículo, por isso, um dos principais requisitos é ser habilitado há pelo menos dois anos;

Ser maior de 21 anos;

Ter no mínimo ensino médio completo;

Apresentar os seguintes documentos: carteira de identidade, carteira de habilitação, CPF, comprovante de escolaridade, originais e cópias.

Para trabalhar como instrutor de autoescola o profissional também precisa fazer uma avaliação psicológica com validade de um ano que deve ser realizada por um psicólogo credenciado pelo DETRAN.
Curso instrutor de Autoescola

Quanto tempo dura o curso?

O curso de instrutor de autoescola tem duração em média de 180 horas, sendo que desse tempo 170 são destinadas para aulas dentro de sala de aula onde os futuros instrutores intensificam seus conhecimentos em leis e lições de trânsito do Código de Trânsito Brasileiro, e as outras 10 horas são voltadas para atividades práticas e estágio no Centro de Formação de Condutores.

No fim do curso o aluno será avaliado através de uma prova onde precisará acertar no mínimo 70 por cento para conseguir receber a credencial emitida pelo DETRAN do estado qualificando-o para atuar em autoescola formando novos condutores.

Média salarial de instrutor de autoescola

O profissional que trabalha em autoescola tem um salário que varia de cada região, porém, a média salarial dos profissionais que atuam formando novos condutores variam de R$ 2.135,00 a R$ 3.900,00.

Portanto invista no seu futuro profissional fazendo o curso de instrutor de autoescola, que vale super a pena, é rápido, tem um preço bem acessível, e depois de se formar poderá trabalhar com uma coisa que gosta, formando condutores conscientes e ainda poderá receber um bom salário.