Curso Operador de Caldeira no SENAI: Como fazer?

No Brasil inteiro é possível encontrar pessoas que estão desempregadas ou em busca de um emprego melhor. Isso se torna mais fácil se o profissional for qualificado na área que pretende trabalhar. A qualificação profissional pode ser feita por cursos profissionalizantes, técnicos, tecnológicos ou cursos superiores feitos em uma faculdade.

Na realidade é infinita a quantidade de escolas profissionalizantes, porém algumas são mais renomadas devido a sua qualidade de ensino, entre as quais podemos destacar o SENAI.

O SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) é uma instituição educacional presente em todos os estados brasileiros. Seu objetivo é formar profissionais para trabalhar nas indústrias brasileiras. Essa escola de cursos é tão conhecida que muitos dos seus alunos já saem do curso com um emprego garantido.

A instituição oferece cursos pagos de diversas modalidades e profissões, mas também é possível encontrar vagas gratuitas, basta procurar. Um curso muito procurado no SENAI é o de operador de caldeira.
Curso Operador de Caldeira no SENAI

Curso operador de caldeira no SENAI: Pré-requisitos, Como se inscrever?

No momento o curso de operador de caldeira não está com as inscrições abertas no SENAI. Entretanto, está disponível o curso Segurança na Operação de Caldeiras.

Os pré-requisitos para fazer o curso segurança na operação de caldeiras no SENAI são ter idade mínima de 18 anos e conhecimentos que equivalem o ensino médio. A carga horária do curso é de 40 horas.
Curso senai Operador de Caldeira

Curso Operador de Caldeira no SENAI: Conteúdo programático do curso

Noções de grandezas físicas e unidades – Pressão, pressão atmosférica, pressão interna de um vaso, pressão manométrica, pressão relativa e pressão absoluta e unidades de pressão.

Calor e temperatura – Noções gerais: O que é calor, o que é temperatura, modos de transferência de calor, tabela de vapor saturado, vapor saturado e vapor superaquecido, transferência de calor a temperatura constante, calor específico e calor sensível.

Caldeiras – Considerações Gerais – Tipos de caldeiras e suas utilizações, caldeiras a gás: queimadores, caldeiras a combustíveis líquidos, caldeiras a combustíveis sólidos, caldeiras elétricas, caldeiras aquotubulares, caldeiras flamotubulares e partes de uma caldeira.

Instrumentos e dispositivos de controle de caldeiras – Tiragem de fumaça, válvulas e tubulações, dispositivos auxiliares, dispositivos de segurança, indicadores de pressão, sistema de controle de nível, visor de nível e dispositivo de alimentação.

Operação de caldeiras – Partida e parada, regulagem e controle, procedimentos em situações de emergência, operação de um sistema de várias caldeiras, roteiro de vistoria diária, falhas de operação, causas e providências, de poluentes, do nível de água, do fornecimento de energia, de pressão e de temperatura.

Tratamento de água e manutenção de caldeiras – Manutenção de caldeiras, tratamento de água e impurezas da água e suas consequências.

Prevenção contra explosões e outros riscos – Riscos de explosão e riscos gerais de acidentes e riscos à saúde.

Legislação e normalização – Normas regulamentadoras e Normas Regulamentadoras 13 – NR 13.

Preço e inscrição no curso operador de caldeira

O preço do curso de operador de caldeira e as inscrições deverão ser feitas pessoalmente em uma unidade SENAI, pois, essa instituição está presente em todo o Brasil e com certeza encontrará uma próxima de casa.

Confira também: Onde fazer o Curso de Vigilante?

Portanto se quer se qualificar para trabalhar em uma indústria como operador de caldeira, se informe sobre o curso e se for do seu interesse se inscreva. Lembrando que os cursos SENAI são completos, por isso, os preços não são baixos.