Bolsa Família Bloqueado: o que fazer pra resolver?

O Bolsa Família pode ser bloqueado por diversos motivos, como cadastro desatualizado, renda familiar acima do limite permitido, baixa frequência escolar das crianças, falta de atualização da carteira de vacinação, e não cumprimento de acompanhamento nutricional para crianças até 7 anos e pré-natal para gestantes.

Como saber se o Bolsa Família foi bloqueado

Os beneficiários são informados sobre o bloqueio através de SMS, extrato bancário, ou pelos aplicativos Bolsa Família e Caixa Tem, onde aparecerá uma notificação de bloqueio na aba de pagamentos​​.

Bolsa Família Bloqueado

Fonte: Reprodução | O Antagonista

Resolvendo o bloqueio

Para desbloquear o Bolsa Família, o primeiro passo é procurar um CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) para entender o motivo do bloqueio. É recomendável levar documento de identificação com foto e comprovante de residência, se possível. No CRAS, será explicado o processo para resolver a situação, que pode incluir atualizar informações ou corrigir dados​.

Tempo de desbloqueio e pagamento de atrasados

O desbloqueio do Bolsa Família pode levar até 90 dias após a regularização das informações. Se o benefício for desbloqueado, as parcelas que foram retidas durante o período de suspensão serão pagas retroativamente​.

Evitando futuros bloqueios

Para evitar futuros bloqueios, é crucial manter todos os dados atualizados no Cadastro Único, incluindo mudanças na composição familiar ou na renda. É também importante cumprir com os requisitos de saúde e educação, como manter a frequência escolar mínima e a carteira de vacinação das crianças em dia​.

Bolsa Família Bloqueado

Fonte: Reprodução | Governo Federal

Contestação de bloqueio

Caso acredite que o bloqueio foi injusto, é possível contestar essa decisão no CRAS, apresentando documentos que comprovem sua situação e justifiquem o recebimento do benefício. Geralmente, há um prazo de 30 dias para iniciar esse processo de contestação​​.

Veja também: Auxílio de R$5.100 para o Rio Grande do Sul foi aprovado? Confira mais informações

Este guia oferece uma visão geral sobre o que fazer em caso de bloqueio do Bolsa Família, ajudando a entender os passos necessários para resolver essa situação e evitar futuros problemas.