Fies 2024: Inscrições, Resultados, Lista de Espera

O programa do governo FIES 2024 é a principal forma de garantir aos alunos uma vaga em instituição particular. Brasileiros que tem o sonho de seguir os estudos em uma instituição de ensino superior, recorrem ao programa do governo, FIES, para terem as parcelas da faculdade financiadas.

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) garante todas as parcelas para o aluno durante o curso, sendo que o indivíduo só começa a pagar depois disso. Ou seja, o aluno que ingressa em uma faculdade através do Fies, terá todas as mensalidades bancadas pelo governo numa forma de empréstimo.

Logo que se encerra o curso, o aluno deve começar a pagar sua dívida com o governo, porém será tudo de acordo com a renda do favorecido e nada fora do contexto.

Sendo assim, criamos esse artigo para ajudar aqueles estudantes que tem o sonho de entrar na faculdade particular e precisa do financiamento do governo. Citaremos as principais formas de conseguir o benefício, seus métodos, o cronograma do FIES 2024, resultados e a Lista de espera FIES 2024. Por ser muito requisitado por milhões de brasileiros e ainda ter um curto prazo para o cadastro, aconselhamos aos interessados não perder tempo e se inscrever rápido.

Como participar do programa FIES 2024?

O FIES é o programa do governo que foi criado pelo MEC (Ministério da Educação), com a intenção de auxiliar os estudantes que desejam estudar em uma instituição particular. O FIES é responsável pelo financiamento de todo o curso, cabendo ao estudante pagar depois que estiver formado. As normas do FIES se baseia na Lei nº10.260, de 2001. Dependendo da renda do estudante, ele pode conseguir juros zero sobre o financiamento.

Quem pode participar do FIES?

Os candidatos aptos a fazerem parte do FIES são aqueles que realizaram a prova do ENEM a partir de 2010 e conseguiu uma nota média de 450 pontos e nota acima de zero na redação. Além disso, o estudante precisa ter uma renda familiar de até três salários por pessoa. Caso sua renda for maior que essa, você precisa conhecer outras opções do FIES, como o P-Fies.

Saiba como calcular a sua renda familiar de forma rápida e simples. Você precisa somar a renda bruta de todos os familiares que moram na sua casa e depois dividi-la pela quantidade de pessoas que residem no mesmo local. Feito isso você irá ter o resultado e saber se está nas normas para fazer parte do FIES.

Lembrando que, apenas instituições particulares com boa nota no Sinae (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior), são as que disponibilizam vagas para o FIES. Sendo assim, procure saber quais fazem parte do programa e se inscreva.

Como se inscrevo para o FIES 2024?

A inscrição no FIES depende da data do cronograma (consta logo abaixo). O estudante precisa acessar o site Gov.br e seguir os seguintes passos:

– Acessar o Portal único de ensino superior, clicando aqui. (acessounico.mec.gov.br)

– Em seguida, clicar no ícone FIES que fica localizado no lado superior direito;

– Depois clica no botão ‘Inscreva-se

– Assim que acessar a página FIES seleção aluno, o estudante precisa clicar em ‘Entrar com Gov.br’;

– Então digita o Cpf;

– Clica em ‘continuar’;

– Digita a senha da conta Gov.br e clica em acessar.

Caso o estudante ainda não tenha uma conta Gov.br, não há por que se preocupar. O processo de criação é bem rápido e muito simples. Assim que acessar o portal Gov.br é preciso apenas fornecer as informações necessárias e pronto. Ao acessar o sistema de inscrição do FIES, o estudante deve preencher informações necessárias e pronto. É tudo muito simples e rápido.

Cronograma do programa FIES 2024

O cronograma do FIES é muito importante. O estudante precisa acompanhá-lo para fazer a inscrição, ver o resultado e também a lista de espera. Abaixo veja as datas importantes para o FIES 2024:

– Inscrição para o Fies: de 5 a 13 de fevereiro;

– Resultado do Fies sai no dia 2 de fevereiro;

– Complemento das informações da inscrição: de 27 de fevereiro a 2 de março;

– Convocação da lista de espera: de 28 de fevereiro a 31 de março.

Para aqueles que pretendem participar da lista de espera, aconselhamos acompanharem a convocação no site da própria faculdade.

Confira também: Emprego rápido 2024: Quais os melhores cursos para conseguir uma vaga!

Lista de espera do FIES 2024

Essa lista serve para estudantes que ficaram de fora do resultado do FIES, aguardarem uma nova oportunidade. Isso acontece porque alguns estudantes optam por desistirem, ou trocarem de curso. Dando assim, novas oportunidades para os que fizeram menos pontos. As oportunidades de ingresso na lista de espera, ocorre de acordo com a classificação geral do estudante no FIES. Quanto maior pontuação, mais chance terá de conseguir a vaga.

Quais as vantagens de obter o FIES 2024?

Ao ingressar no programa FIES 2024, os estudantes possuem conquistam algumas vantagens únicas e de uso durante o curso:

– Financiamento durante todo o curso;

– Juros zero para a modalidade total;

– Parcelas de pagamentos serão ajustadas ao valor da renda mensal do estudante;

Essas são algumas das informações mais importantes sobre o FIES 2024. Para saber mais acesse o site oficial do MEC e descubra novas atualizações sobre o programa de Financiamento Estudantil.

Realizar a prova do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é super importante, afinal, é com a nota conquista na prova do Enem que o estudante terá oportunidades de participar do FIES.

Fique atento a todos os programas do governo, é um direito seu e é gratuito. O aprendizado é a maior riqueza do ser humano, então não deixe para depois e aproveite ao máximo as oportunidades. Reserve algumas horas do seu dia para estudar, leia bastante e fique preparada para as provas que o governo realiza todos os anos.