A empresa é obrigada a fornecer plano de saúde? Informações importantes

O plano de saúde empresarial é um benefício oferecido pela maioria das empresas a seus funcionários como forma de garantir o conforto e bem-estar de todo. Promover a saúde e o bem estar dos seus colaboradores é um diferencial para as empresas que possuem esse tipo de benefício. Segundo uma pesquisa do IESS (Instituto de Estudos e Saúde Suplementar), em 2020 mais de 48 milhões de brasileiros possuíam algum plano de saúde oferecido pela empresa onde trabalham.

No entanto, algumas empresas apesar de oferecer como benefício não pagam o valor total, cabendo ao funcionário que decidir adquirir contribuir com uma parte do valor. Nesse artigo falaremos tudo sobre o assunto e o trabalhador que tem alguma dúvida ficará por dentro de tudo.

O que é um plano de saúde oferecido pela empresa?

O plano de saúde empresarial é um benefício oferecido por empresas aos funcionários, onde o usuário tem o acesso à assistência médica particular. Então o funcionário que tem o benefício fica disponível a realizar exames, consultas e até mesmo internações na rede privada de assistência médica.

Ainda mais, o funcionário que dispõe de um plano de saúde empresarial, tem a possibilidade de adicionar alguns familiares como filhos e esposa, para também desfrutar de todas as vantagens.

As empresas são obrigadas a oferecem o plano de saúde para o funcionário?

Não, a empresa não tem obrigação por lei de oferecer um plano de saúde para os funcionários. Esse é um benefício muito comum oferecidos pela grande maioria das empresas e acaba iludindo algumas pessoas, crendo que seja algo obrigatório.

Porém, não existe nenhuma lei que obrigue uma empresa a oferecer o benefício. Ou seja, o plano de saúde é um benefício oferecido de forma voluntária por uma empresa.

No entanto, caso a empresa ofereça o benefício para o funcionário, a mesma não pode cancelar de forma alguma. Então se o benefício ingressar na empresa dispondo do benefício, o mesmo será vitalício.

Como funciona o plano de saúde oferecido por uma empresa?

A empresa que oferece o plano de saúde, acaba sendo vista com bons olhos para os seus colaboradores ou candidatos, mostrando que se importa com a saúde e o bem-estar do mesmo.

O plano de saúde empresarial oferece diversas vantagens para o funcionário, veja quais:

– Exames laboratoriais (Glicemia, hemograma e colesterol);

– Atendimento em hospitais privados;

– Clínicas que oferecem atendimento psicológico e físico;

– Consultas com médicos de todas as especialidades;

– Serviço ambulatorial em caso de emergência.

Então o funcionário precisa escolher muito bem a prestadora do serviço para selecionar o com mais vantagens. Lembrando que existem dois tipos de planos de saúde, o integral e o de coparticipação que você vai conhecer agora.

Saiba mais sobre o plano de saúde empresarial integral.

Neste tipo de plano, o funcionário e seus dependentes não precisam arcar com nada sobre o pagamento do plano. A empresa fica responsável por pagar toda a mensalidade sozinha.

Dessa forma, o plano integral é um dos mais escolhidos pelos brasileiros.

Saiba mais sobre o plano de saúde empresarial de coparticipação.

O tipo de plano de saúde coparticipação consiste em cobrar apenas quando utilizado os serviços do mesmo. Ou seja, a empresa paga a metade e o funcionário a outra, caso o serviço seja utilizado alguma vez no mês. Se o colaborador não precisar dos serviços do plano de saúde no mês, nem ele e nem a empresa paga nada para a prestadora.

Esses dois tipos de planos de saúde são os mais comuns e utilizados por empresas do Brasil.

O plano de saúde é descontado do salário do funcionário?

Exato, o usuário que aceita o plano de saúde e precisa contribuir para o mesmo de alguma forma, tem o valor debitado da folha salarial. No entanto, o valor deve ser somado a outros tipos de benefícios como: vale-refeição, vale-alimentação, INSS e FGTS, não podendo passar de 70% do salário bruto do colaborador.

O funcionário é obrigado a aderir ao plano de saúde?

Não, da mesma forma que a empresa não tem obrigação de oferecer o plano, o funcionário também não tem obrigação de aceitar o plano de saúde oferecido pela empresa.

Em algumas situações acontece de o funcionário aderir ao plano e depois optar por um plano de saúde particular pago por si mesmo, mas é preciso informar ao RH da empresa.

Como funciona a adesão de dependentes no plano de saúde empresarial?

O funcionário precisa se informar com o RH se o plano oferecido dispõe dessa opção, pois não são todos que permitem. Então, com certeza a pessoa que trabalha no RH da empresa irá te passar essa informação logo de início.

Nos casos em que o plano de saúde permite a inclusão de dependentes, o funcionário precisa ficar ciente de quantas vidas são permitidas serem adicionadas. Os níveis de parentesco disponíveis para inclusão no plano de saúde são:

– Cônjuge e Companheiro: marido, esposa.

– Parentes de 1º grau sanguíneo: pai, mãe, filhos;

– Parentes de 2º grau sanguíneo: netos, avós;

– Parentes de 3º grau sanguíneo: bisnetos, bisavôs.

Vale destacar que quase todos os planos de saúde empresarial possuem acréscimos no aumento da mensalidade que variam de acordo com a idade do dependente. Geralmente o valor para idosos costumam ser maior que o de crianças.

Qual a vantagem de a empresa oferecer esse benefício?

O funcionário ao descobrir que a empresa disponibiliza esse benefício acaba ficando muito mais tranquilo em relação a possíveis eventualidades que venham a acontecer. Dessa forma, o desempenho do colaborador tende a crescer por valorizar esse apoio fundamental na vida dele.

Confira também: Calendário FGTS emergencial 2023!

Ao ficar doente, o funcionário acaba caindo no rendimento da função por conta de não ter um atendimento adequado, algo difícil de se obter na rede particular de saúde.

Oferecendo um bom plano de saúde a empresa ganha destaque no mercado e ainda atrai muitos candidatos interessados em ingressar na mesma, já que não são todas as empresas que oferecem o benefício.