A crise econômica, a dificuldade de atender as expectativas do mercado de trabalho e na vida pessoal, além do excesso de coisas para fazer e informações, estão levando as pessoas a níveis perigosos de estresse. Não tenha dúvida de que grande parte dos derrames cerebrais e infartos ocorridos hoje em dia são decorrentes de toda essa pressão, de se buscar a excelência sempre e das contas para pagar.
Se o ambiente de trabalho normalmente já seria de alta pressão, com a crise o emprego é algo totalmente liquido e que é quase impossível garantir. As cobranças por resultados são intensificadas por uma necessidade de se conseguir não entrar nesses terríveis números do desemprego.
Precisamos lidar seriamente com essa situação, pois ignorar tudo isso só vai acumular pressões e fazer com que as consequências sejam mais drásticas. Por isso nesse artigo traremos não apenas o que é exatamente o estresse no trabalho, mas quais as principais causas para isso, e como resolver ou ao menos lidar com essa situação.

O Estresse no Emprego afeta milhares de trabalhadores Brasileiros. (Foto: Divulgação)
O que é o estresse no emprego?
A exigência no trabalho é muito grande atualmente, não só pela crise como também por exigência própria. Buscar fazer cada vez mais é positivo, mas a cobrança dos chefes e de si próprio pode ser altamente nociva para a saúde física e mental.
Consequências do estresse no trabalho
As consequências podem vir de muitas formas, mas algumas delas são: doenças físicas como: gastrite, problemas do coração, hipertensão e alterações no sistema imunológico. Os sintomas iniciais mentais são: dificuldade de atenção e concentração, sono excessivo ou insônia, tensão muscular, alterações no apetite e cansaço constante.
Causas do estresse no emprego
O estresse no emprego tem muitas causas, e a melhor forma de combater corretamente um problema é conhecendo as suas causas ou sua raiz. Explicaremos de forma detalhada as principais causas do estresse no emprego, para que você tenha uma compreensão melhor do problema.
Veja também: Insatisfação no trabalho: Dicas para superar esse problema
Excesso de tecnologia
A tecnologia e todas as suas ferramentas vieram para nos ajudar, mas os profissionais e empreendedores não estão conseguindo manejar isso corretamente. A consequência disso é a colocação do profissional o tempo todo em estado de alerta, já que o tempo todo chegam mensagens de texto, emails, a escravidão dos smartphones, isso tudo tem causado muita exaustão no trabalho.
Sobrecarga laboral
Por causa da própria tecnologia, do medo da perda do emprego, e a vontade de fazer mais, os trabalhadores estão sendo escravos do trabalho, levando muitas vezes trabalho para casa. As madrugadas, fins de semana, feriados e outros momentos que deveriam ser de descanso e desopilação, acabam sendo uma extensão do trabalho em escritório, o que leva ao estresse extremo. Como o trabalho é demais para o expediente, e vida da pessoa acaba se resumindo a trabalho.
Pressão Excessiva no trabalho
A pressão é algo normal no trabalho, mas tudo tem limite. Aí entram as metas impossíveis, que por vezes impostas pelos gestores de forma proposital, não por ignorância ou fé exagerada nos super poderes dos funcionários, mas para buscar ao mesmo tempo o trabalho no limite, e poder continuar cobrando, como se o colaborador estivesse em falta com as suas obrigações.
Como resolver o problema de Estresse no Emprego
Certas atitudes podem resolver ou minimizar o problema, com evitar distrações, para aumentar o desempenho laboral, compreender o próprio limite, inclusive explicando que não dá conta para o seu superior, pode ser fundamental.
A organização no trabalho, e o estabelecimento de prioridades, sem se tentar fazer tudo ao mesmo tempo, também podem ajudar. Se o problema já estiver avançado, é recomendável que você procure a ajuda de um profissional de saúde.